29 de ago. de 2009

Scadoxus

scadoxus multiflorus cultivo

Scadoxus multiflorus (Coroa de Moçambique, Coroa de Rei, Flor de Natal)


Scadoxus é um gênero botânico pertencente à família Amaryllidaceae. Scadoxus costumava ser incluído no gênero Haemanthus, mas agora é considerado um gênero distinto. Scadoxus foi nomeado por Rafinesque, que comentou em"umb. glor.", o que poderia significar ‘guarda-chuva glorioso’, o que é muito adequado. No entanto, em Grego doxus quer dizer glorioso, mas sca quer dizer oculto/obscuro. O nome específico multiflorus em Latim quer dizer muita florescência, e katharinae é em homenagem a Katharine Saunders, conhecida artista botânica. Seu nome anterior, Haemanthus, traduz-se por flor de sangue, de haima, sangue, e anthos, uma flor (grego), referindo-se à cor da espata e filamentos em algumas espécies de Haemanthus.


Scadoxus multiflorus ssp katharinae é uma planta vivaz rizomatosa perene, produzindo até nove folhas por estação, cuja folha tubular forma na base um pseudocaule, um caule falso formado por um revestimento de proteção na base das folhas que se sobrepõem hermeticamente e são pressionadas uma contra a outra. O pseudocaule é robusto e suculento com um diâmetro de até 25 mm, e normalmente tem pintas roxas, mas pode ser liso e quase branco.
As folhas são grandes com nervura central distinta, finas texturas e uma margem ondulante. Elas cercam o pseudocaule dando uma forma total única e simétrica. As folhas de uma planta bem cultivada podem alcançar 70 cm altura com uma extensão de até 110 cm.
A espetacular floração é um enorme guarda chuva esférico consistindo em até 200 flores, mantido afastado da folhagem no fim de um caule solitário. Cada planta produzirá uma única flor a cada ano (com raras exceções). Uma florescência pode alcançar um diâmetro de 25 cm e uma altura de 110 cm. Cada flor é vermelho-cor-de-laranja com estames carregados de pólen amarelo nas anteras. A soberba florescência dura de 1 a 2 semanas. Florescem do final da primavera a ínicio do verão (dezembro-março). As sementes desenvolvem-se no ovário inferior, no qual são visíveis como uma inchação no talo abaixo da flor, na extremidade do pedúnculo. Este se expande para formar uma baga verde que se tornará escarlate, visto que amadurece durante o inverno-primavera (Julho-Setembro). Estas bagas decorativas podem permanecer na planta por até 2 meses.


Scadoxus multiflorus

Um dos mais belos bulbos ornamentais cultivados, este nativo sul africano pode ser encontrado em todas as regiões da África tropical, exceto nas muito secas. Elas são amplamente distribuídas em planícies de florestas montanhosas, margem de florestas ou pastos ao ar livre e são muito comuns sob sombra de árvores nas margens de rios.
A Scadoxus multiflorus ssp katharinae é uma planta perene, vivaz, que cresce no verão, requer semi-sombra e florescerá mesmo em bastante sombra. Tem período de dormência no inverno. É sensível à geada e não é recomendado o cultivo ao ar livre em áreas frias com temperatura mínima de -1 a 4°C.
Os rizomas de Scadoxus são plantados um pouco abaixo da terra e é melhor deixá-los intocados na mesma posição por muitos anos. O solo deve ser bem drenado, rico e leve, com bastante terra vegetal ou terra bem fofa. A Scadoxus multiflorus gosta de água abundante quando em crescimento ativo, mas não gosta de solo encharcado. No inverno ela não tem problemas para sobreviver aos invernos úmidos, se posicionada em solo bem drenado. São plantas que crescem bem em grandes grupos embaixo de árvores, onde elas não parecem se importar em competir com as raízes das árvores.

Sementes Scadoxus multiflorus
A propagação é por sementes e brotos. A semente deve ser semeada logo que amadurece. Isso não significa necessariamente que as bagas devem ser removidas logo que se tornam vermelhas. Se elas não estão sob a ameaça de aves, ou crianças curiosas, as sementes podem ser deixadas sem danos até começarem a se mostrar franzidas, o que deve acontecer perto do início da primavera. Limpe a polpa com cuidado, pois as sementes são macias e suculentas. O melhor é friccioná-las ou descascá-las. Plante em uma mistura de solo bem drenado e ponha-as na luz, pressione a semente suavemente na terra, não cubra mas deixe o topo visível ou com uma leve camada de terra. Mantenha a umidade mas não encharque. Flores podem ser esperadas do terceiro verão em diante. Os brotos devem ser removidos depois da floração, no outono, e replantados imediatamente.

Tenha cuidado com as lagartas perfuradoras do Lírio Amaryllis que podem provocar graves danos na planta inteira. Lesmas e caracóis também podem danificar a folhagem.
Estas plantas são venenosas. O gênero Scadoxus contém muito alcalóide, são plantas altamente tóxicas. Duas espécies, Scadoxus multiflorus e Scadoxus cinnabarinus, são conhecidas por serem usadas em Camarões, Gabão, Angola e na República Centro-africana junto com várias outras plantas, como um forte veneno. O bulbo também é usado para tratar hidropisia, sarna e feridas mal curadas.
Fonte: Wikipédia

Veja também: Facilitar floração de Scadoxus todos os anos
                         Plantas Bulbosas | Pragas e Doenças

22 comentários:

Nádia disse...

Essa flor é magnífica!

Cris disse...

Ganhei uma batata dessa flor mas nao sei quando plantar.
Agradeço se puder me ajudar.

Nádia disse...

Cristiane, não há época certa para plantar esse bulbo/batata. Mas alguns vendedores nas floriculturas orientam que seja o plantio no início de dezembro, pois assim ela poderia estar florida no Natal.

ruiedu disse...

Olá. Parabéns pelas descrições acima.
Comprei 3 bulbos e plantei há 2 semanas, mas até agora eles ainda não sofreram nenhuma modificação. Não conte para ninguém, mas como estou achando que posso ter plantado de cabeça para baixo (rsrsrsrs). O bulbo possui um "bico" de + ou -2 cm de um lado e um bulbo menor, como um inchaço,do outro. Qual lado deve ficar na terra? estou pesquisando na internet para ter certeza que está certo.
Obrigado

Nádia disse...

Olá ruiedu, pela sua descrição o "bico" deve ser onde o broto virá, então deve ficar para cima na terra. Se o clima de sua cidade tiver inverno por essa época, pode ser que o bulbo não brote imediatamente porque é época de dormência. Se quiser ver melhor os formatos e tamanhos dos bulbos talvez ajude ver essa outra postagem minha sobre Scadoxus: http://floresecoisas.blogspot.com/2010/05/facilitar-floracao-de-scadoxus-todos-os.html

flor disse...

esta flor é bela!espero um ano para ver belissima flor queDeus criou.

Unknown disse...

quero saber quando se planta as croa de rei para vir em novembro

Nádia disse...

Olá tânia, você pode plantá-la bem próximo ao mês de novembro, porque uma vez na terra ela já começará a desenvolver o botão. Isso quase que imediatamente.

Unknown disse...

Onde posso comprar um bulbo ou muda??
Obrigada!

Nádia disse...

Oi Fernanda, você pode encontrar geralmente bulbos em grandes floriculturas na época do natal.

Wagner Fonseca disse...

Tirei aqui da casa de minha mãe e replantei em casa. ..esse ano as duas me presentearam com lindas flores

Unknown disse...

Elas são venenosas?

Unknown disse...

Cristiane e fácil de plantar, vc coloca um bom adubo orgânico e terra com esterco, coloque a batata não cubra toda deixe com pouca terra em cima e regui uma vez por semana

Luziana disse...

Bom dia!!
Ganhei uma flor desta e linda! Tenho uma dúvida, será que tenho que regala todos os dias ?

Nádia disse...

Luziana: só regar quando estiver seca a terra do vaso ou canteiro.

Unknown disse...

Bom dia.Gostei das explicações.As batatas de um dia para outro,sem folhas,estão começando florir.Num vaso grande estão 8 mudas,isto atrapalha o desenvolvimento delas?

Unknown disse...

Onde comprar essa planta coroado rei

Simone Bessa disse...

Olá! Quai são as pragas comuns nessa planta e como tratá-las. Na minha apareceram umas bolinhas marrons na parte de baixo das folhas.

Maria José de Lima Maciel e disse...

Amo amo sou apaixonada por ela

Maria José de Lima Maciel e disse...

Vamos essa planta sou apaixonada por ela você nem imagina o quanto fico olhando para elas todo dia quando tá aberto quando tem flores é minha tristeza quando vejo elas murchando

Maria José de Lima Maciel e disse...

Nádia sou apaixonada por essa flor quando vai chegando Essa época assim eu fico olhando para elas todo dia para ver ela está indo botando a flor aí que só começa a ficar triste quando elas começa a murchar me dá uma tristeza só

Unknown disse...

Quero comprar