6 de fev. de 2011

Mastigar Bem os Alimentos

mastigar bem hatha yoga filosofia bem estarSerá que estamos mastigando bem os alimentos? Será que uma das grandes causas de indigestão ou problemas digestivos não será devido a engolir o alimento rapidamente sem mastigar? A resposta para essas e outras perguntas sobre saúde eu encontrei no livro HATHA-YOGA ou Filosofia Yogue do Bem Estar Físico que mostra como os yogues se alimentam, de forma bem diferente de como nós ocidentais fazemos. Costumamos consumir nosso alimento da forma mais rápida possível, geralmente por causa da correria do dia-a-dia. Comemos além da conta e mal, usando alimentos industrializados e cheios de gorduras prejudiciais ao nosso organismo e que causam obesidade.

Os yogues consomem apenas o suficiente para alimentá-los, não comem demasiado e mastigam lentamente. Eles dizem também que ao mastigarmos com calma e bem os alimentos, nosso estômago fica mais livre de indigestões e seus problemas, e que a energia e força que o alimento contém é absorvida e incorporada ao nosso corpo durante a mastigação. O método de comer dos yogues consiste em que o alimento seja mantido na boca ao invés de engolido, até que ele se dissolva totalmente.

Comendo só o suficiente, alimentos mais naturais, mastigando muito bem, saboreando devagar até que o alimento se dissolva na boca traz energia, força, bem estar e prazer. Que tal experimentar? Eu já estou fazendo isso e adorando!

Nenhum comentário: