18 de jun de 2011

Resolvi Emagrecer Eliminando Peso com Saude

emagrecer-sem- remediosHá alguns meses resolvi emagrecer, pois estava 24 quilos acima do peso, sentia dores no corpo em atividades comuns do dia-a-dia e não estava com tanta agilidade como quando estava magra. Vi pessoas na minha família doentes e acima do peso passando dificuldades para se locomover e por isso necessitando de muito mais ajuda do que necessário. Assim, me olhei no espelho com mais freqüência e me vi “deformada”. Já me sentia com baixa estima, apesar de antes não admitir e achava que ser “gordinha” era algo natural e sinônimo de ser alegre, mas percebi que esse pensamento era falso e sei que a saúde piora por causa da obesidade.

A primeira coisa foi ter determinação firme, tinha que emagrecer. Então fui diminuindo a alimentação comendo apenas o necessário para me manter com disposição e energia, ou seja, comendo pouco de 3 em 3 horas. Passei a mastigar bem os alimentos e assim não conseguia comer muito. Comecei a olhar os rótulos das embalagens e comprar alimentos menos calóricos. Me propus a controlar o consumo de calorias, adquirindo um livro de bolso: Tabela de Bolso Completa de Calorias para Dietas de Marilia Braga e também essa Tabela de Calorias que ajudou bastante nesse controle diário. Também pesquisei e encontrei a Dieta do Sangue evitando alguns alimentos que poderiam deixar meu metabolismo mais lento, percebi que funciona mesmo! Para exercícios físicos, não fui à academia, o que fiz foi trabalhar sozinha em casa mesmo, já que não estava trabalhando fora, limpando dentro e fora da casa, o jardim e mantendo-os sempre muito bem limpos. Tudo isso me ajudou a queimar calorias sem precisar ir à academia.

Ultimamente, adquiri o hábito de arranjar oportunidades para caminhar e costumo andar 30 minutos por dia. O que me incentivou a continuar motivada com a dieta para emagrecer foi observar a maioria das pessoas que via pelas ruas. Elas estão acima do peso, com leve ou bastante obesidade, ou ainda mais grave é que as pessoas mais velhas estão acima do peso, logo quando podem surgir mais problemas de saúde com o decorrer da idade.

Para reforçar ainda mais a determinação para emagrecer, nesse período tive o privilégio de assistir dois programas de TV que são ótimos divulgadores de informação sobre prevenção de doenças (e espero que continuem no ar por muito tempo). São os programas diários: Bem estar da Rede Globo que começa às 10h e na Rede Record o E aí, Doutor? que começa entre 16 e 16:30h. Esses programas sobre saúde estão sendo muito úteis. Acho que o Brasil necessitava de mais educação nesse sentido. E se não for possível assistir no horário certo, pode-se gravar esses programas para assistir na hora em que quiser.

Até essa data continuo emagrecendo até chegar ao peso que quero. Emagreci 17 quilos em 5 meses com tranquilidade e sem remédios. Quando alcançar o peso desejado, o ideal será mantê-lo, supervisionando-o a cada semana e assim será possível fazer exercícios para firmar ou modelar o corpo depois de emagrecer.

2 comentários:

Zillo disse...

Você poderia postar o link da Dieta do Sangue que você seguiu? Também estou precisando perder peso, e penso em fazer isso enquanto ainda tenho saúde. Obrigado e um grande abraço.

Nádia disse...

Eu pesquisei em vários sites sobre o assunto e também comprei o livro: A Dieta do seu Tipo Sanguíneo de Peter D'adamo.