6 de mai de 2012

Fenestraria Rhopalophylla

Fenestraria é um gênero botânico pertencente à família Aizoaceae. Também chamada de dedos de bebê, suas folhas tem uma área transparente no topo de forma que em seu habitat natural, essa parte fica acima da areia possibilitando maior captação da luz e assim ocorrendo a fotossíntese.

 


É uma planta suculenta nativa da Namíbia, cresce em solo arenoso ou calcífero e recebe menos de 100 mm de chuva. Em seu ambiente natural, nasce nas dunas formadas pelos ventos. O melhor substrato para seu cultivo é areia de rio peneirada. Pode ser cultivada no mesmo local que as plantas suculentas Lithops, porém deve receber menos água. Para perceber se a Fenestraria está necessitando de rega, procure observar as laterais das folhas, se ficarem com aspecto enrugado, indica que elas estão precisando de rega.

Fenestraria se desenvolve melhor no inverno, onde necessita de mais água, ou seja, uma vez por semana dependendo da umidade do ar. O solo depois de regado não deve ficar úmido por muito tempo porque se isso acontecer essa planta absorverá água em demasia e consequentemente suas folhas se romperão, ficando sensíveis ao ataque de pragas e doenças.


Nenhum comentário: