2 de jun de 2012

Pássaro Sedutor | Caramancheiro

Em homenagem ao Dia dos Namorados compartilho um presente da Natureza. Uma ave fantástica que constrói uma verdadeira obra de arte, um caramanchão e um jardim maravilhoso para conquistar a sua amada. O pássaro sedutor chama-se o Jardineiro de Vogelkop ou Pássaro Caramancheiro (Amblyornis inornata).

passaro caramancheiro
Essa ave é nativa das montanhas da península de Vogelkop ao oeste da Nova Guiné, Indonésia. Tem cerca de 25 cm de tamanho, as fêmeas são ligeiramente menores. Eles têm cor marrom esverdeado sem plumagem ornamental.  Como suas cores são muito discretas,  diferentemente de outras aves que possuem belas plumagens para atrair fêmeas, para compensar isso o Caramancheiro se torna um dos  melhores construtores e decoradores da floresta.

A estrutura do caramanchão tem cerca de 100 cm de altura e 160 cm de diâmetro com abertura normalmente apoiada por estacas. A entrada é limpa e deixada livre de detritos para que o pássaro caramancheiro possa dispor organizadamente uma variedade de peças decorativas tais como folhas e flores coloridas, frutas, musgos, besouros brilhantes e até embalagens deixadas pelas pessoas na floresta.

namorado ave sedutora
O Jardineiro de Vogelkop se esforça ao máximo, trocando os itens que estragam, retira tudo o que não for necessário para não sujar o ambiente decorado e organiza de forma a causar boa impressão. Eles buscam superar os vizinhos adversários com artigos cada vez mais coloridos e brilhantes, tudo para chamar a atenção de uma provável namorada. As fêmeas visitam os caramanchões e se elas gostarem dos “tesouros” em exposição,  vão escolher acasalar com os machos mais criativos.  O pavilhão serve apenas para atrair a amada e não é utilizado para os ninhos. Os sons e a habilidade de mimetismo dessa ave são bastante conhecidos pelo povos indígenas locais.

Abaixo vídeos sobre o Pássaro Caramancheiro:



Esse vídeo é parte do DVD Life of Birds: Finding Partners. O vídeo todo é muito bom, pois mostra as formas de conquista das aves, mas a parte sobre o Pássaro Caramancheiro começa em 16:14s:





Nenhum comentário: