10 de mar. de 2019

Mindfulness - Atenção Plena

Minha iniciativa de praticar essa filosofia surgiu quando eu mais precisava de calma, concentração e foco. Pensava demais em coisas que aconteceram no passado e ansiava pelo futuro. Isso me perturbava e tirava a minha paz. Então, procurei algo que me fizesse mais feliz. Fiz controle alimentar, exercícios e de certa forma reduziu um pouco o pensar freneticamente. Mas, mesmo assim não estava satisfeita, me preocupava com outras coisas, ficava cansada e estressada, parecendo que minha energia ia embora. Pesquisei mais a fundo, assisti vídeos na internet, li bastante e encontrei o que eu já conhecia na verdade, mas nunca tinha tido tanta necessidade de aplicar na minha vida como agora! Mindfulness (Atenção Plena). Iniciei a prática. Me deixou bem mais tranquila, procuro não deixar mais minha mente me fazer sofrer com lembranças do passado ou projeções do futuro. É uma luta constante! Mas funciona e vale a pena!

Mindfulness é a consciência do presente. Estar presente no momento sem julgamentos, procurando não envolver emoções em qualquer pensamento que surgir.

Estar consciente do seu próprio corpo, comer sentindo o sabor, cheiro, textura, se concentrando somente no Agora.
Quando for lavar a louça, apenas lavar e não ficar pensando no que aconteceu no passado, no dia anterior ou no que vai acontecer no futuro. Concentrar-se na sua respiração, em como o ar entra e sai das suas narinas. Mindfulness - Atenção Plena é uma filosofia de vida muito útil e necessária para todos nós nessa rotina estressante que enfrentamos nos dias atuais e para que tenhamos paz interior. 


Eckhart Tolle diz em seu livro o Poder do Agora:

Na vida diária é possível pôr isso em pratica dando total atenção a qualquer atividade rotineira, normalmente considerada como apenas um meio para  atingir um objetivo, de modo a transformá-la em um fim em si mesma. Por exemplo, todas as vezes que você subir ou descer as escadas em casa ou no trabalho, preste muita atenção a dada passo, a cada movimento, até mesmo a sua respiração. Esteja totalmente presente. Ou, quando lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações provocadas por essa atividade, como o som e o contato da água, o movimento das usas mãos, o cheiro do sabonete, e assim por diante. Ou então, quando entrar em seu carro, pare por alguns segundos depois de fechar a porta e observe o fluxo da sua respiração. Tome consciência de um silencioso, mas poderoso, sentido de presença.
Para medir sem errar, o seu sucesso nessa prática, verifique o grau de paz dentro de você. “
O escritor Dale Carnegie em seu livro: Como Evitar Preocupações e Começar a Viver cita:

“O fardo de amanhã, acrescido ao fardo de ontem, carregado hoje, faz com que os mais fortes vacilem ... Isolem o futuro tão hermeticamente como o passado... O futuro é hoje... Não há amanhã. O dia da salvação é hoje. [....] Fechem bem, pois, as grandes anteparas da proa e da popa, preparando-se para cultivar o hábito de viver em “compartimentos diários hermeticamente fechados”.

Veja abaixo vídeos sobre o assunto:







Veja também: O Poder do Agora 

4 comentários:

leo disse...

Obrigado pela explanação. Namaste

Ricardo Emile Maatouk disse...

Muitíssimo obrigado, agradeço. Que literatura maravilhosa. Um grande abraço a todos!

Mi Manu disse...

Excelente texto, foco é tudo para chegar aonde tanto queremos. Lei todos os dias o meu horoscopo diario e assim me disciplino a manter o foco.

Marta disse...

Excelente conteúdo, parabéns! Eu também gosto muito de frases de bom dia que me fazem refletir melhor sobre a vida!